quarta-feira, 23 de novembro de 2011

OS ÂNGULOS E OS PONTEIROS DO RELÓGIO

Hoje aconteceu a Prova São Paulo de Matemática em minha escola.  Um dos assuntos abordados foi o ângulo entre os ponteiros do relógio. Fiquei feliz em ver essa questão pois  foi exatamente o conteúdo que trabalhamos na semana passada. Para isso, tenho uma aula montada que, agora, venho compartilhar. A aula é para ensinar a calcular (sem usar transferidor) o ângulo entre os ponteiros mas também serve, oportunamente, para algumas crianças aprenderem a ler as horas. O exercício está no link abaixo:
ângulo entre os ponteiros do relógio

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FOTOS DA AULA DE DOBRADURA DO CLUBE


Uma das atividades desenvolvidas pelo Clube da Matemática neste ano foi uma aula de dobradura com os pequenos das 3ª e 4ª séries. Parabéns aos monitores do Clube, alunos de 6ª séries,  que com paciência e dedicação realizaram  um excelente trabalho. Os pequenos ficaram muito animados e a aula acabou com gostinho de " quero mais..."
Clique no link e aprenda a fazer o cachorrinho:  Cachorrinho

DOBRADURA DO CORAÇÃO



Eis algumas fotos da dobradura do coração produzida por alunos de 3ª e 4ª séries numa aula do Clube da Matemática da EMEF Vila Santa Maria. Parabéns, alunos! Ficaram lindas! O interessante é que eles entraram na brincadeira e colaram a dobradura no peito como nós do Clube sugerimos.
No link seguinte tem o passo a passo:
Dobradura do Coração

DOMINÓ DAS QUATRO CORES


Mensalmente aplico uma aula de jogos com meus alunos e a aula do mês de outubro foi com o jogo dominó das quatro cores. Eu ainda não havia experimentado este jogo em sala, apenas usei-o numa oficina em outra escola. O primeiro exemplar  ganhei de uma amiga e aí resolvi reproduzi-lo em quantidade sufuciente para uma classe. Fiz 12 jogos e montei grupos de 2, 3 e 4 alunos. O material necessário é apenas E.V.A. e cola branca comum. Fica como sugestão, as medidas e cores que utilizei, mas nada impede que mudanças possam ser feitas.
Peças: 2 retângulos azuis de 4cm por 12cm, 2 retângulos azuis de 4 cm por 8 cm, 3 quadrados azuis de 4 cm, 2 retângulos laranja de 4 cm por 12 cm, 2 retângulos laranja de 4 cm por 8 cm , 2 retângulos amarelos de 4 cm por 8 cm, 2 quadrados amarelos de 4cm, 2  retângulos verdes de 4 cm por 12 cm, 1 quadrado verde de 4 cm, formando 18 peças que encaixamos num tabuleiro quadrado de 28,5 cm com moldura de 2 cm feito em  E.V.A. cinza. O espaço para encaixe das peças fica com 24,5 cm o que permite uma boa movimentação. Dica: se o E.V.A. for muito fino, colar  duas folhas.
A regra do jogo é preencher todo o espaço sem encostar peças de mesma cor, nem mesmo pelo vértice.
Os alunos gostaram bastante do jogo e a participação beirou os 100% . Parece fácil, mas não é.  Fiz uma competição envolvendo toda a sala e em média alguém sempre conseguia solucionar o problema após uns 20 minutos.
Seguem algumas soluções possíveis encontradas por eles:
Soluções