terça-feira, 30 de outubro de 2012

Chapéu de Bicho


Para comemorar o Dia das Crianças, o Clube da Matemática promoveu uma oficina de chapéu de bicho, feita exclusivamente com dobraduras com círculos. A atividade é baseada nos modelos do livro da educadora Maria Ignês Ferro. A sala escolhida foi a 1ª série D, que se divertiu bastante com a atividade. Abaixo estão algumas fotos dos monitores do Clube em ação.

Aprender, para depois ensinar.

Oficina com alunos da 1ªD

Pikachu, uma criação do monitor Christopher. E os meninos adoraram!
 

Monitores, parabéns!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Desafios com palitos de fósforo com a 4ªA

 

Desafios com palitos de fósforo no fundamental  I  é possível? Sim. Hoje, o Clube da Matemática aplicou uma aula de jogos envolvendo o assunto na 4ª série A (5º ano). Elaboramos uma lista com dez desafios, aumentando gradualmente o nível de dificuldade. Eles conseguiram resolver todos. Parabéns, turminha!




Adriano, mostrando sua solução para a classe.

Para melhorar o encadeamento da aula, construímos um painel de metal e imantamos  palitos de sorvete ( buscando uma ampliação daquilo que o aluno tinha na mesa). Esse esquema serviu para propor os desafios e também para que os alunos demonstrassem sua solução aos demais.
A sequência de desafios aplicados, disponibilizo para impressão no link abaixo:
Desafios com palitos de fósforo para Fund I



Monitores do Clube propondo os desafios.


Colorir os palitos é uma boa sugestão.





O painel de metal com palitos de sorvete imantados.


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Missão Lunar

Missão Lunar foi o jogo escolhido para ser aplicado no mês de outubro . Este jogo eu conheci numa feira cultural na escola de meu filho. Desde esse momento, fiquei pensando em como adaptá-lo e utilizá-lo com meus alunos. Originalmente ele é composto por um tabuleiro 5x5 que simula um plataforma de uma nave espacial com a casa central marcada em vermelho, o  que representa a entrada da nave; um astronauta e mais cinco robôs. A "missão" ou  objetivo do jogo é resgatar o astronauta movendo-o até o centro do tabuleiro. Tanto os robôs quanto o astronauta podem se mover para frente, para trás e para os lados; não é permitido mover peças na diagonal. Para que uma peça se mova, é necessário que haja uma outra peça posicionada ao longo do caminho para servir como uma barreira. O movimento é completado quando uma peça que se move é barrada por uma fixa. Há  cartões desafios, cada um com uma configuração diferente. Para dar início ao jogo, deve-se colocar as peças tal como mostradas em um dos cartões.





O que fiz: pesquisei na internet e encontrei um tabuleiro no formato de cruz. Construi um plano de fundo para ele com elementos do espaço sideral, colei e plastifiquei sobre um pedaço de papelão, substitui os robôs por personagens de filmes e gibis que tinham a ver com o tema, imprimi os cartões desafios e encadernei segundo um grau de dificuldade crescente. Para facilitar a compreensão das regras e das soluções, construi uma versão ampliada do jogo numa chapa de metal com pecinhas imantadas. O resultado mostro nas fotos, os alunos se entusiasmaram bastante com a atividade.


 


Este jogo, particularmente, acho muito interessante não só para  matemática como para qualquer outra matéria. Ele permite ao aluno desenvolver suas habilidades cognitivas, desenvolve seu raciocínio fazendo-o lidar com a eliminação de alternativas. Na situação problema estabelecida pela configuração proposta no cartão o aluno deve estabelecer quais as condições essenciais que favorecem a solução. É preciso levantar hipóteses e seguir um plano sistemático em vez  de ficar na tentativa e erro. Ele estimula o desenvolvimento da capacidade de abstração, uma vez que a sequência de movimentos inicialmente feita com insucesso na movimentação concreta no tabuleiro passa a ser feita mentalmente. Parar e pensar antes de agir, esta é a grande lição que tiramos do jogo Missão Lunar. E essa lição vale para a vida toda.

Trata-se de um desafio pessoal, cada avanço demonstra a superação de um limite.

O aluno, na lousa, mostra prá classe a solução encontrada.





O painel imantado.


Peças feitas com base em e.v.a.

Cartões encadernados

Tabuleiro
 
    Segue, no link abaixo, o material para impressão: o tabuleiro e os cartões desafio, a escolha dos personagens fica a critério de cada um.
 
 
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

CRUZADINHA GEOMÉTRICA

Esta palavra cruzada é um bom exercício para se aplicar quando queremos avaliar se os alunos reconhecem as formas geométricas planas mais importantes. Se quiser imprimi-la, clique no link:
cruzadinha geométrica