terça-feira, 26 de novembro de 2013

Borboleta- jogo de tabuleiro

O jogo de tabuleiro Borboleta foi o escolhido para nossa aula de jogos do mês de novembro. Ele tem esse nome por causa da forma do tabuleiro. É um jogo de origem indiana e o objetivo principal é capturar todas as peças do adversário. A aula contou com a participação de quase todos da classe num campeonatinho relâmpago que divertiu bastante o grupo. De fácil confecção e num custo quase zero o professor pode confeccionar o tabuleiro, como eu fiz, utilizando papelão como base, plastificando e utilizando sobras de acrílico como peças (ou outro material qualquer, E.V.A., por exemplo). Nossa aula de jogos, além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, colabora para o entrosamento do grupo. Ao longo de todo esse ano, pude perceber um grande avanço nesse ponto. Hoje a ansiedade e a frustração já são mais controladas, existe mais respeito às regras e ao adversário. Essa aula é aguardada e cobrada pelos alunos, o que me deixa muito feliz. Aprender brincando é muito mais gostoso!
Tabuleiro para impressão
Segue na imagem abaixo as regras do jogo:



As peças coloridas chamam a atenção dos alunos.


Jogar proporciona diversão e entrosamento.



14 comentários:

  1. Ola, sou professor de matematica e gostaria de saber mias sobre esse jogo tentei fazer o download mas não consegui se não for incomodar gostaria que me enfiasse para o email trindade.chico@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, professor!
      Encaminhei o jogo borboleta e as regras para impressão para seu email.
      Espero que lhe seja bem útil.
      Um abraço! Professora Solanis

      Excluir
  2. poderia me passar tbm evaldoribeirojunior@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, professor! Já encaminhei o email para você.
      Professora Solanis.

      Excluir
  3. Boa tarde. Fiquei muito interessada neste jogo, lhe enviei uma e-mail e não obtive resposta.Se possível por favor me envie o jogo e as regras. Desde já agradeço. e-mail: diana.delva@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Fiquei muito interessada neste jogo, lhe enviei uma e-mail e não obtive resposta.Se possível por favor me envie o jogo e as regras. Desde já agradeço. e-mail: diana.delva@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professora! Hoje enviei o email, desculpe a demora pois não havia aberto meu blog por muito tempo. Um abraço!

      Excluir
  5. Sou professora e também gostaria das regras deste jogo. Agradeço por compartilhar.
    rebracale@terra.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi, eu sou um aluno, meu professor me pediu para eu fazer um trabalho sobre esse jogo, gostaria se vocês enviasse as regras para o meu email.
    weslysantos708@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. oi, sou um aluno, meu professor pediu para eu fazer um trabalho sobre esse jogo, eu gostaria que inviasse as regras para meu email.
    weslysantos708@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wesly! Desculpe a demora, já enviei pro seu email as regras. Um abraço!
      Solanis

      Excluir
  8. Olá pessoal!
    Para resolver o problema com a visualização das regras do jogo, editei a postagem incluindo as regras numa imagem. Espero ter contribuído de melhor maneira assim.
    Solanis

    ResponderExcluir
  9. oi, sou um aluno, meu professor pediu para eu fazer um trabalho sobre esse jogo, eu gostaria que inviasse as regras para meu email.Sakjuzinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Eu conheci este jogo com sendo de origem africana, em Moçambique ele é chamado de Borboleta e na Índia de Lau Kata Kati.

    ResponderExcluir