terça-feira, 26 de novembro de 2013

FRAÇÕES - PARTE 02 - DISCO DE FRAÇÕES

 
Para fixar a ideia de que fração é parte de um todo, criei uma sequência didática com o disco de frações.Os alunos, em dupla, receberam um kit com o disco de frações e uma folha com a atividade dirigida.
Primeiro deveriam identificar o inteiro. Em seguida, a fração que cada peça representava.
 
O próximo passo foi o de recompor o inteiro usando peças de mesma cor.
 

 
 
O resultado devia ser desenhado na folha e depois transcrito numericamente em forma de adição.
 
 



 
Alguns ainda apresentaram dificuldades na representação do inteiro em terços.

Representação de um aluno especial inserido na atividade.
 
Feito isso, os alunos receberam uma segunda folha com mais uma proposta: recompor o inteiro usando peças de cores diferentes. Depois transcrever numericamente algumas soluções que encontraram. A análise de resultados farei na aula de amanhã. Fica, então, para a próxima postagem.

 





 
O quadro imantado facilitou a orientação da aula na lousa.
 
Segue a sequência da aula para impressão:



Nenhum comentário:

Postar um comentário