quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TANGRAM JOGO

 

O Jogo do Tangram numa aula do Clube da Matemática ( 3º ano)
 
Cartaz que vai a lousa.

Montagem do aluno em sua carteira.
 
 
Ao iniciar o estudo da geometria, em qualquer série, utilizo este jogo com tangram. Já experimentei muitas vezes, com ensino médio ou com o 3º ano do Fundamental I , sempre deu certo, basta adequar o grau de dificuldade.
Começo falando um pouco da história desse quebra cabeça e da possibilidade de montar animais, letras, números, objetos e tantas outras coisas com somente sete peças. Peço que as crianças digam o nome das peças que já conhecem e apresento aquelas que são novidade. Distribuo um tangram para cada aluno (usei de papel cartão, mas se tiver de madeira é muito melhor). Estabeleço três regras fundamentais: 1- Usar sempre as sete peças em qualquer figura, 2- Não sobrepor peças e 3- Não levantar do lugar. Esta última regra é fundamental para manter a organização na classe e para que os giros e composições sejam feitos mentalmente pelo aluno, desenvolvendo seu nível de abstração.
O  jogo é o seguinte: o professor coloca  cartazes na lousa com figuras que são exibidas aos alunos num grau de dificuldade crescente , vence quem montar primeiro. É importante que o desafio proposto tenha sido confeccionado nas mesmas dimensões do tangram do aluno pois haverá sempre uma conferência.





 Nos modelos iniciais,  como o cachorro, gato ou pato, permitimos a percepção da presença das sete peças, mas conforme o jogo avança, ocultamos parte da solução fazendo com que os alunos sintam a necessidade de composição de duas ou mais peças para a reprodução fiel da figura.

O pato ainda mostra as sete peças.


Já no coelho é preciso compor dois triângulos pequenos para obter o segundo paralelogramo necessário para formar a segunda orelha e dois triângulos grandes na barriga.

O foguete é um dos preferidos dos alunos.


Sempre pergunto o que eles estão vendo.



Declaradas estão somente as posições dos dois triângulos grandes, as demais peças compõem a base do barquinho.



O mesmo pato numa versão mais difícil.


A seta é bom deixar pro final.
 



 
O número um e número quatro são grandes desafios, as vezes é necessário dar uma dica.
 
 

 

Vale muito a pena aplicar este jogo, os alunos adoram! Essa sequência didática foi cuidadosamente escolhida para  levar o aluno a aprender a compor e a decompor figuras o que será muito útil, futuramente, no cálculo de área, além de familiarizar o aluno com o Tangram, que pode ser utilizado na introdução do estudo das frações( como proponho numa postagem). Experimente, professor! O sucesso é garantido.
Seguem os modelos de figuras que utilizei no jogo para confecção dos desafios. Imprima em sulfite colorida, recorte e monte a figura no papel cartão, recomendo plastificar. Bom jogo!
BARCO
COELHO
SETA
FOGUETE
 







 
 
 



 



 




terça-feira, 26 de novembro de 2013

FRAÇÕES - PARTE 02 - DISCO DE FRAÇÕES

 
Para fixar a ideia de que fração é parte de um todo, criei uma sequência didática com o disco de frações.Os alunos, em dupla, receberam um kit com o disco de frações e uma folha com a atividade dirigida.
Primeiro deveriam identificar o inteiro. Em seguida, a fração que cada peça representava.
 
O próximo passo foi o de recompor o inteiro usando peças de mesma cor.
 

 
 
O resultado devia ser desenhado na folha e depois transcrito numericamente em forma de adição.
 
 



 
Alguns ainda apresentaram dificuldades na representação do inteiro em terços.

Representação de um aluno especial inserido na atividade.
 
Feito isso, os alunos receberam uma segunda folha com mais uma proposta: recompor o inteiro usando peças de cores diferentes. Depois transcrever numericamente algumas soluções que encontraram. A análise de resultados farei na aula de amanhã. Fica, então, para a próxima postagem.

 





 
O quadro imantado facilitou a orientação da aula na lousa.
 
Segue a sequência da aula para impressão:



FRAÇÕES - PARTE 01- INTRODUÇÃO COM TANGRAM

Frações sempre é um dos assuntos mais delicados de se abordar em matemática. Por isso, resolvi criar uma sequência didática reunindo um material que já utilizei e acrescentando novos recursos. Nesta primeira parte uso o tangram para introduzir o conceito de fração como parte de um todo, neste caso, o todo é o quadrado original do Tangram. É importante que os alunos já estejam familiarizados com esse quebra cabeça, saibam o nome de suas peças e tenham "brincado com ele" numa aula de desafios. Possuo esta aula, mais tarde posso até postá-la como sugestão. Abaixo segue a sequência didática utilizada com minha 5ª série ( 6º ano):
Frações - parte 01 - Introdução com Tangram

Chegamos nessa sequência até a leitura de frações. A seguir , trabalharemos com o disco de frações. Veja em nova postagem.

Borboleta- jogo de tabuleiro

O jogo de tabuleiro Borboleta foi o escolhido para nossa aula de jogos do mês de novembro. Ele tem esse nome por causa da forma do tabuleiro. É um jogo de origem indiana e o objetivo principal é capturar todas as peças do adversário. A aula contou com a participação de quase todos da classe num campeonatinho relâmpago que divertiu bastante o grupo. De fácil confecção e num custo quase zero o professor pode confeccionar o tabuleiro, como eu fiz, utilizando papelão como base, plastificando e utilizando sobras de acrílico como peças (ou outro material qualquer, E.V.A., por exemplo). Nossa aula de jogos, além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, colabora para o entrosamento do grupo. Ao longo de todo esse ano, pude perceber um grande avanço nesse ponto. Hoje a ansiedade e a frustração já são mais controladas, existe mais respeito às regras e ao adversário. Essa aula é aguardada e cobrada pelos alunos, o que me deixa muito feliz. Aprender brincando é muito mais gostoso!
Tabuleiro para impressão
Segue na imagem abaixo as regras do jogo:



As peças coloridas chamam a atenção dos alunos.


Jogar proporciona diversão e entrosamento.



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vinícius de Moraes, borboletas e a matemática!

Dobraduras de borboletas, essa foi nossa contribuição matemática no evento do 2º Concurso Literário 2013 da nossa EMEF no último dia 23 de novembro. Com o título Novembro Poético: poesia é vida! - do centenário de Vinícius aos poetas da África, aconteceu no sábado um grande encontro de história, poesia, literatura, música e arte que nos encantou pela beleza e consciência social apresentada nos trabalhos e nos poemas concorrentes. A releitura dos poemas da arca de Noé foi trabalhada com a 5ª série e entre eles havia o poema "Borboletas", decidimos, então, contribuir matematicamente construindo um grande painel com o poema e  ilustrando-o com dobraduras de borboletas. Os alunos se entusiasmaram muito é o resultado ficou muito legal. Parabéns, alunos! E parabéns aos demais professores envolvidos no evento!
Segue o passo a passo desta dobradura: