Mostrando postagens com marcador GRÁFICOS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador GRÁFICOS. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Projeto de Informática: construindo gráficos no Excel

Elaborado pelos alunos Mateus e Ygor.

Apresento agora um projeto de informática na área de matemática que desenvolvi com meus alunos de sétimo ano: Construção de gráficos no Excel.
Esse trabalho visou não só ampliar os conhecimentos de informática dos alunos mas também construir um roteiro completo para aplicação de uma pesquisa. Os alunos elaboraram as perguntas, aplicaram a pesquisa, tabularam os dados e construiram os gráficos, fazendo uso  do programa Excel e Word, para divulgação dos resultados na escola.
Agradeço aos alunos do sétimo ano B que com muito entusiasmo se dedicaram a realização das tarefas.
Num segundo momento, em avaliações internas, pude avaliar o crescimento do conhecimento desse grupo nas questões de interpretação de gráficos. Caso venham a utilizar essa aula, recomendo antes a aplicação do roteiro "Gráficos de diferentes tipos" presente neste blog.
Segue abaixo o passo a passo do projeto:
Roteiro do projeto "Construindo gráficos no Excel"

Parte do trabalho do aluno Vítor Hugo.

Luis Filipe e Lucas Luiz elaboraram este gráfico.

Alunos em sala de informática na confecção do trabalho.

Exposição do produto final.

Toda a escola pode compartilhar os resultados.
Quem foi entrevistado, agora confere os resultados gerais.

Matemática e Informática caminhando juntas.


sexta-feira, 3 de maio de 2013

Gráficos de diferentes tipos





A aula que disponibilizo abaixo, preparei para introduzir o assunto gráfico em minha 5ª série.  O foco é a leitura e interpretação de diferentes tipos de gráficos. Procurei explorar  temas que pudessem suscitar uma discussão além da matemática e que viessem a agregar conhecimento de outras disciplinas. Tive o cuidado de atualizar os dados tornando-os mais interessantes e próximos da realidade. Distribuí quatro tipos de gráficos e conforme descrevia as características de cada um, os alunos os identificavam, colando-os  no caderno. Exploramos o assunto que cada um tratava, levantando pontos e questões importantes. Preparei, em seguida, uma lista de exercícios com dez gráficos que foram utilizados  em  questões de avaliações externas. Para a correção da lista de exercícios com os alunos, senti a necessidade de reproduzir os gráficos em cartolina.
Segue, no link abaixo, a aula disponível para impressão:
aula sobre leitura e interpretação de gráficos