O que fiz:
pesquisei na internet e encontrei um tabuleiro no formato de cruz. Construi um
plano de fundo para ele com elementos do espaço sideral, colei e plastifiquei
sobre um pedaço de papelão, substitui os robôs por personagens de filmes e
gibis que tinham a ver com o tema, imprimi os cartões desafios e encadernei
segundo um grau de dificuldade crescente. Para facilitar a compreensão das
regras e das soluções, construi uma versão ampliada do jogo numa chapa de metal
com pecinhas imantadas. O resultado mostro nas fotos, os alunos se
entusiasmaram bastante com a atividade.
Este jogo, particularmente, acho muito interessante não só para matemática como para qualquer outra matéria. Ele permite ao aluno desenvolver suas habilidades cognitivas, desenvolve seu raciocínio fazendo-o lidar com a eliminação de alternativas. Na situação problema estabelecida pela configuração proposta no cartão o aluno deve estabelecer quais as condições essenciais que favorecem a solução. É preciso levantar hipóteses e seguir um plano sistemático em vez de ficar na tentativa e erro. Ele estimula o desenvolvimento da capacidade de abstração, uma vez que a sequência de movimentos inicialmente feita com insucesso na movimentação concreta no tabuleiro passa a ser feita mentalmente. Parar e pensar antes de agir, esta é a grande lição que tiramos do jogo Missão Lunar. E essa lição vale para a vida toda.
Trata-se de um desafio pessoal, cada avanço demonstra a superação de um limite. |
O aluno, na lousa, mostra prá classe a solução encontrada. |
O painel imantado. |
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Segue, no link abaixo, o material para impressão: o tabuleiro e os cartões desafio, a escolha dos personagens fica a critério de cada um.
adorei o jogo, mas penso que não percebi bem como se deslocam as peças. precisava de ajuda sff
ResponderExcluirMaria ladeiro
Olá, Maria!
ExcluirPubliquei as regras mas posso lhe orientar. Importante: as peças não se movem na diagonal mas podem se mover para frente, para trás ou para o lado desde que haja no seu caminho uma peça para detê-la (esta peça funciona como uma barreira e a peça em movimento para na casa imediatamente anterior). Caso não haja uma peça para servir de barreira, ao iniciar o movimento , uma peça " por inércia" continuaria a se mover e escaparia da plataforma, o que não pode acontecer. Para cumprir a missão você deve estabelecer movimentos que levem o astronauta ao centro do tabuleiro, onde se encontra a porta de entrada da nave, assim o resgate estará completado.
Espero ter ajudado. Invista nesse jogo, vale muito a pena. Um abraço!
seria possível mostrar fotos de jogadas?
ResponderExcluirOlá, você pode me dizer se o desafio 36 tem solução?
ResponderExcluirOlá, este jogo encontrei no site http://www.johnrausch.com/puzzleworld/app/lunar_lockout/lunar_lockout.htm mas hoje em dia não consigo mais acessá-lo para checar as configurações propostas, apenas tenho acesso à resposta e a resposta do 36 não condiz com as regras do jogo. Não testei todas as soluções, confiando no site, acredito ter sido uma falha minha. Se mudarmos a posição do elemento 2 para ficar do lado esquerdo do 4 , aí temos uma solução possível. Prometo, quando houver um tempinho, checar tudo e ajustar qualquer correção. Agradeço por ter percebido o problema e me avisado. Um abraço!
ResponderExcluirBoa tarde, vc plastificou o jogo com uma chapa de papelão?
ResponderExcluirSim, imprimi em sulfite, colei no papelão e plastificação com contact.
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