Segue o tangram na medida 15 cm por 15 cm para impressão.
tangram 15 x 15
Conheça, também, a aula de jogos com tangram na postagem anterior. E ainda, neste blog, temos o uso do tangram na introdução das frações.
Aqui,disponibilizo roteiros de aulas sobre matemática e geometria que,ao serem aplicados, foram muito positivos. O objetivo principal deste blog é o compartilhamento de boas ideias.
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
TANGRAM JOGO
O Jogo do Tangram numa aula do Clube da Matemática ( 3º ano) |
Cartaz que vai a lousa. |
Montagem do aluno em sua carteira. |
Começo falando um pouco da história desse quebra cabeça e da possibilidade de montar animais, letras, números, objetos e tantas outras coisas com somente sete peças. Peço que as crianças digam o nome das peças que já conhecem e apresento aquelas que são novidade. Distribuo um tangram para cada aluno (usei de papel cartão, mas se tiver de madeira é muito melhor). Estabeleço três regras fundamentais: 1- Usar sempre as sete peças em qualquer figura, 2- Não sobrepor peças e 3- Não levantar do lugar. Esta última regra é fundamental para manter a organização na classe e para que os giros e composições sejam feitos mentalmente pelo aluno, desenvolvendo seu nível de abstração.
O jogo é o seguinte: o professor coloca cartazes na lousa com figuras que são exibidas aos alunos num grau de dificuldade crescente , vence quem montar primeiro. É importante que o desafio proposto tenha sido confeccionado nas mesmas dimensões do tangram do aluno pois haverá sempre uma conferência.
Nos modelos iniciais, como o cachorro, gato ou pato, permitimos a percepção da presença das sete peças, mas conforme o jogo avança, ocultamos parte da solução fazendo com que os alunos sintam a necessidade de composição de duas ou mais peças para a reprodução fiel da figura.
O pato ainda mostra as sete peças. |
Já no coelho é preciso compor dois triângulos pequenos para obter o segundo paralelogramo necessário para formar a segunda orelha e dois triângulos grandes na barriga. |
O foguete é um dos preferidos dos alunos. |
Sempre pergunto o que eles estão vendo. |
Declaradas estão somente as posições dos dois triângulos grandes, as demais peças compõem a base do barquinho.
|
terça-feira, 26 de novembro de 2013
FRAÇÕES - PARTE 02 - DISCO DE FRAÇÕES
Para fixar a ideia de que fração é parte de um todo, criei uma sequência didática com o disco de frações.Os alunos, em dupla, receberam um kit com o disco de frações e uma folha com a atividade dirigida.
Primeiro deveriam identificar o inteiro. Em seguida, a fração que cada peça representava.
O próximo passo foi o de recompor o inteiro usando peças de mesma cor.
O resultado devia ser desenhado na folha e depois transcrito numericamente em forma de adição.
Alguns ainda apresentaram dificuldades na representação do inteiro em terços. |
Representação de um aluno especial inserido na atividade. |
Feito isso, os alunos receberam uma segunda folha com mais uma proposta: recompor o inteiro usando peças de cores diferentes. Depois transcrever numericamente algumas soluções que encontraram. A análise de resultados farei na aula de amanhã. Fica, então, para a próxima postagem.
O quadro imantado facilitou a orientação da aula na lousa. |
Segue a sequência da aula para impressão:
FRAÇÕES - PARTE 01- INTRODUÇÃO COM TANGRAM
Frações sempre é um dos assuntos mais delicados de se abordar em matemática. Por isso, resolvi criar uma sequência didática reunindo um material que já utilizei e acrescentando novos recursos. Nesta primeira parte uso o tangram para introduzir o conceito de fração como parte de um todo, neste caso, o todo é o quadrado original do Tangram. É importante que os alunos já estejam familiarizados com esse quebra cabeça, saibam o nome de suas peças e tenham "brincado com ele" numa aula de desafios. Possuo esta aula, mais tarde posso até postá-la como sugestão. Abaixo segue a sequência didática utilizada com minha 5ª série ( 6º ano):
Frações - parte 01 - Introdução com Tangram
Chegamos nessa sequência até a leitura de frações. A seguir , trabalharemos com o disco de frações. Veja em nova postagem.
Frações - parte 01 - Introdução com Tangram
Chegamos nessa sequência até a leitura de frações. A seguir , trabalharemos com o disco de frações. Veja em nova postagem.
Borboleta- jogo de tabuleiro
O jogo de tabuleiro Borboleta foi o escolhido para nossa aula de jogos do mês de novembro. Ele tem esse nome por causa da forma do tabuleiro. É um jogo de origem indiana e o objetivo principal é capturar todas as peças do adversário. A aula contou com a participação de quase todos da classe num campeonatinho relâmpago que divertiu bastante o grupo. De fácil confecção e num custo quase zero o professor pode confeccionar o tabuleiro, como eu fiz, utilizando papelão como base, plastificando e utilizando sobras de acrílico como peças (ou outro material qualquer, E.V.A., por exemplo). Nossa aula de jogos, além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo, colabora para o entrosamento do grupo. Ao longo de todo esse ano, pude perceber um grande avanço nesse ponto. Hoje a ansiedade e a frustração já são mais controladas, existe mais respeito às regras e ao adversário. Essa aula é aguardada e cobrada pelos alunos, o que me deixa muito feliz. Aprender brincando é muito mais gostoso!
Tabuleiro para impressãoSegue na imagem abaixo as regras do jogo:
As peças coloridas chamam a atenção dos alunos. |
Jogar proporciona diversão e entrosamento. |
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
Vinícius de Moraes, borboletas e a matemática!
Dobraduras de borboletas, essa foi nossa contribuição matemática no evento do 2º Concurso Literário 2013 da nossa EMEF no último dia 23 de novembro. Com o título Novembro Poético: poesia é vida! - do centenário de Vinícius aos poetas da África, aconteceu no sábado um grande encontro de história, poesia, literatura, música e arte que nos encantou pela beleza e consciência social apresentada nos trabalhos e nos poemas concorrentes. A releitura dos poemas da arca de Noé foi trabalhada com a 5ª série e entre eles havia o poema "Borboletas", decidimos, então, contribuir matematicamente construindo um grande painel com o poema e ilustrando-o com dobraduras de borboletas. Os alunos se entusiasmaram muito é o resultado ficou muito legal. Parabéns, alunos! E parabéns aos demais professores envolvidos no evento!
Segue o passo a passo desta dobradura:
sábado, 12 de outubro de 2013
Campeonato de Quoridor 2013
O campeonato de Quoridor entre as sétimas séries e quinta série chegou ao fim. O finalistas de cada classe foram:
5ªA Vitor Hugo
7ªA Diego
7ªB David
7ªC Heitor
7ªD Wallace
Após as disputas Wallace consagrou-se campeão. Parabéns Wallace!
Wallace e Diego fizeram a grande final. |
Wallace, o grande campeão! |
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Desenhos no Plano Cartesiano criados pelos alunos.
Esses desenhos no plano cartesiano foram criados pelos alunos da 5ª série A (6º ano) como trabalho de terceiro bimestre. Além de criarem uma figura, eles identificaram as coordenadas de cada ponto. Parabéns alunos!
Barco a vela - Lucas Luiz |
Esses desenhos no plano cartesiano foram criados pelos alunos da 5ª série A (6º ano) como trabalho de terceiro bimestre. Além de criarem uma figura, eles identificaram as coordenadas de cada ponto. Parabéns alunos!
Cachorrinho - Amanda Pereira |
Boneca - Nayara |
Casa - Hagatha |
Caveira - Anderson |
Casa - Lucas Gabriel |
Gato - Amanda Paleto |
Lápis e borracha - Mateus Santos |
Celular - Gabriel Venâncio |
Cachorrinho - Vitória Maria |
Carro - Luis Felipe |
Cavalo - Vivian |
Pinguim - Adriano |
Assinar:
Postagens (Atom)