Para fixar a ideia de que fração é parte de um todo, criei uma sequência didática com o disco de frações.Os alunos, em dupla, receberam um kit com o disco de frações e uma folha com a atividade dirigida.
Primeiro deveriam identificar o inteiro. Em seguida, a fração que cada peça representava.
O próximo passo foi o de recompor o inteiro usando peças de mesma cor.
O resultado devia ser desenhado na folha e depois transcrito numericamente em forma de adição.
Alguns ainda apresentaram dificuldades na representação do inteiro em terços. |
Representação de um aluno especial inserido na atividade. |
Feito isso, os alunos receberam uma segunda folha com mais uma proposta: recompor o inteiro usando peças de cores diferentes. Depois transcrever numericamente algumas soluções que encontraram. A análise de resultados farei na aula de amanhã. Fica, então, para a próxima postagem.
O quadro imantado facilitou a orientação da aula na lousa. |
Segue a sequência da aula para impressão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário