quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TANGRAM JOGO

 

O Jogo do Tangram numa aula do Clube da Matemática ( 3º ano)
 
Cartaz que vai a lousa.

Montagem do aluno em sua carteira.
 
 
Ao iniciar o estudo da geometria, em qualquer série, utilizo este jogo com tangram. Já experimentei muitas vezes, com ensino médio ou com o 3º ano do Fundamental I , sempre deu certo, basta adequar o grau de dificuldade.
Começo falando um pouco da história desse quebra cabeça e da possibilidade de montar animais, letras, números, objetos e tantas outras coisas com somente sete peças. Peço que as crianças digam o nome das peças que já conhecem e apresento aquelas que são novidade. Distribuo um tangram para cada aluno (usei de papel cartão, mas se tiver de madeira é muito melhor). Estabeleço três regras fundamentais: 1- Usar sempre as sete peças em qualquer figura, 2- Não sobrepor peças e 3- Não levantar do lugar. Esta última regra é fundamental para manter a organização na classe e para que os giros e composições sejam feitos mentalmente pelo aluno, desenvolvendo seu nível de abstração.
O  jogo é o seguinte: o professor coloca  cartazes na lousa com figuras que são exibidas aos alunos num grau de dificuldade crescente , vence quem montar primeiro. É importante que o desafio proposto tenha sido confeccionado nas mesmas dimensões do tangram do aluno pois haverá sempre uma conferência.





 Nos modelos iniciais,  como o cachorro, gato ou pato, permitimos a percepção da presença das sete peças, mas conforme o jogo avança, ocultamos parte da solução fazendo com que os alunos sintam a necessidade de composição de duas ou mais peças para a reprodução fiel da figura.

O pato ainda mostra as sete peças.


Já no coelho é preciso compor dois triângulos pequenos para obter o segundo paralelogramo necessário para formar a segunda orelha e dois triângulos grandes na barriga.

O foguete é um dos preferidos dos alunos.


Sempre pergunto o que eles estão vendo.



Declaradas estão somente as posições dos dois triângulos grandes, as demais peças compõem a base do barquinho.



O mesmo pato numa versão mais difícil.


A seta é bom deixar pro final.
 



 
O número um e número quatro são grandes desafios, as vezes é necessário dar uma dica.
 
 

 

Vale muito a pena aplicar este jogo, os alunos adoram! Essa sequência didática foi cuidadosamente escolhida para  levar o aluno a aprender a compor e a decompor figuras o que será muito útil, futuramente, no cálculo de área, além de familiarizar o aluno com o Tangram, que pode ser utilizado na introdução do estudo das frações( como proponho numa postagem). Experimente, professor! O sucesso é garantido.
Seguem os modelos de figuras que utilizei no jogo para confecção dos desafios. Imprima em sulfite colorida, recorte e monte a figura no papel cartão, recomendo plastificar. Bom jogo!
BARCO
COELHO
SETA
FOGUETE
 







 
 
 



 



 




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